Fernando Santos apresentou duas estreias absolutas (Raphael Guerreiro e Tiago Gomes) e dois regressos (Bosingwa e Postiga) na lista de convocados para os jogos com a Arménia e Argentina e explicou as suas opções com a necessidade de reforçar as laterais, tendo em conta as lesões, sobretudo para o lado esquerdo, e com a necessidade de trazer «mais experiência» e «mais opções para o ataque». No caso particular de Bosingwa, o selecionador considera que «é a altura de deixar Paulo Bento descansado».

Fernando Santos explica ausências: «Também podiam estar Tiba e André André»

«Todos os jogadores que aqui estão merecem a minha total confiança. Há aqui uma troca entre o Ivo [Pinto], um jogador que me agradou, e o Bosingwa, para termos mais experiência. O Bosingwa tem vindo a jogar regularmente, tem jogado os 90 minutos, é um jogador com muita experiência e que nos pode emprestar essa experiência», começou por destacar.

Depois de já ter chamado Tiago, Ricardo Carvalho e Danny, faltava apenas o lateral do Trabzonspor para completar a lista de «proscritos» de Paulo Bento que voltaram a ser chamados pelo novo selecionador que recusa a ideia de estar a romper com o passado. «Não há passados, nem futuros, há o presente e quem toma decisões é Fernando Santos. Cada vez que houver um jogador que volte, vamos falar nisso. Acho que devíamos deixar o Paulo [Bento ]descansado. Para ele , na minha opinião, também não é correto», referiu.

Fernando Santos: «Jogo com Argentina não tem importância nenhuma»

Mais fácil explicar as chamadas de dois novos laterais esquerdos, Raphael Guerreiro e Tiago Gomes, tendo em conta as lesões de Fábio Coentrão, Eliseu e Antunes. «Não sou grande adepto de adaptações. Acho que há jogadores que podem responder. No caso do Raphael, estava referenciado há muito pelos os técnicos dos sub-21. Em relação ao Tiago, também é um jogador que teve um percurso até aos sub-21. É titular no Sp. Braga, parece-me perfeitamente normal», destacou.

Uma convocatória anunciada no dia em que se falava da recuperação de Fábio Coentrão no Real Madrid. «A informação que tenho é que o jogador não está apto a competir. Não vai ser convocado para o próximo jogo do Real Madrid, seguramente, nem vai estar apto nos próximos tempos. Começou segunda-feira os treinos e vai ser integrado com a equipa, mas não está apto. Tem praticamente dois meses de inactividade. É normal que o Rela o vá começar a integrar, mas a informação que tenho do Real é que o jogador ainda não está apto a competir», explicou.

Fernando Santos: «Não me faz diferença que haja drones»

Duas estreias para a mesma posição que para o selecionador não é nada complicado de gerir. «Não complica nada. O modelo de treino está identificado. Nas seleções temos de escolher meia dúzia de exercícios. Pode haver uma alteração pontual, mas o padrão está feito. Não complica nada. Estes são os que estão na linha seguinte. Não estão os outros, estão estes, não tenho em relação a isso nenhuma preocupação», acrescentou.

Quanto à chamada de Postiga. «O Hélder é um jogo diferente, com características diferentes, pareceu-me bem ter mais umas opções ofensivas», referiu ainda.