O selecionador nacional de sub-21, Rui Jorge, garante que  Portugal está com «espírito e vontade» para encarar o «jogo decisivo» ante a Bósnia, esta terça-feira, na última jornada do grupo 8 de qualificação para o Europeu da categoria.

Sabendo que a tarefa de chegar ao primeiro lugar é complicada e está dependente do que a Roménia possa fazer na receção ao modesto Lichtenstein, Rui Jorge quer «conseguir um bom resultado». Rotula-o de «essencial» para «chegar à fase final». Por isso, reconhece que é vencer ou vencer ante os bósnios. 

«Infelizmente, depois da derrota contra a Roménia, em casa, passou a ser fundamental [ndr: vencer]. Esta equipa entra em todos os jogos com o intuito de vencer. Este não foge à regra, sabendo que é decisivo», apontou o técnico luso, em conferência de imprensa, no Funchal.

Sobre a Bósnia, Rui Jorge espera uma equipa semelhante ao jogo da primeira volta. «Agressiva no capítulo defensivo, a sofrer poucos golos na qualificação, à partida num 4x4x2 clássico, dois bons jogadores na frente e uma equipa perigosa no jogo aéreo, nas bolas paradas. Sofremos assim o primeiro golo lá, mas acredito que, tecnicamente, somos uma equipa de muito valor. Se estivermos com níveis de agressividade que temos de estar, temos boas hipóteses de vencer», considerou.

No que toca ao apuramento, o selecionador nacional não esconde que é «dececionante» qualquer derrota e que o objetivo é estar na «fase final», numa altura em que o percurso nos sub-21 é, para muitos, a «última oportunidade» no escalão.

Sem antecipar muitas ou poucas mudanças no onze inicial português em relação à goleada de 9-0 no Liechtenstein, Rui Jorge admite que «é sempre importante marcar primeiro», para não acontecer o que aconteceu, sobretudo, ante a Roménia. «Aconteceu contra a Roménia e tivemos dos piores 15 minutos deste percurso. Estamos mais capazes», atirou Rui Jorge, à espera de «boa moldura humana» no Estádio do Marítimo.

Para terminar no primeiro lugar, Portugal, com 19 pontos, teria de ganhar à Bósnia – que soma 18 - e esperar uma pouco provável derrota da Roménia ante o Lichtenstein. Os romenos têm 21 pontos.

Na luta pelo segundo lugar e acesso ao play-off, uma vitória de Portugal sobre a Bósnia também abre possibilidades. Isto desde que a Suécia não vença na receção à Bélgica no grupo 6. Ou que Áustria e Rússia empatem no grupo 7.

O Portugal-Bósnia joga-se a partir das 19h00 desta terça-feira.