Há apenas um registo de um encontro entre Portugal e as ilhas Faroé antes do jogo desta noite, o terceiro da fase de qualificação para o Muindial2018. Um registo que conta com números simpáticos para Portugal, com cinco golos marcados e nenhum sofrido, numa partida que serviu de preparação para o Mundial2010 que decorreu na África do Sul.

Foi a 20 de agosto de 2008, no Estádio Municipal de Aveiro, no jogo que assinalou a estreia de Carlos Queiroz no comando de Portugal depois do fim da «era» Scolari.

A seleção chegou ao intervalo a vencer apenas por 1-0, com um golo de Carlos Martins, mas construiu um resultado mais volumoso na segunda parte, com Simão Sabrosa, Duda, Bruno Alves e Nani a inscreverem o seu nome na lista dos marcadores, num jogo em que Cristiano Ronaldo foi ausência.

Passados oito anos, «sobrevivem» apenas quatro jogadores: Pepe, Antunes, Bruno Alves e João Moutinho. Nani ainda continua a vestir a camisola das quinas, mas vai falhar o jogo em Torshavn devido a lesão.

Na segunda-feira, o Ilhas Faroé-Portugal, da terceira jornada do Grupo B de qualificação para o Mundial2018, será o primeiro encontro oficial entre estas duas seleções e também a primeira vez que a formação lusa vai atuar em Torshavn.