Fernando Santos conta com Cristiano Ronaldo para o jogo com a Letónia, relativo à fase de qualificação para o Mundial2018, marcado para 9 de julho, mesmo sabendo que o internacional português ainda vai disputar a final da Liga dos Campeões a 3 de julho em Cardiff. Para o selecionador, uma vitória de Ronaldo na final de Cardiff frete à Juventus será boa para a moral e, nesse sentido, aproveitou para dar os «parabéns» a todos os treinadores e jogadores portugueses que tiveram sucesso nesta temporada que está a acabar.

«Está convocado, portanto contamos com ele para o jogo com a Letónia. Esperamos, em primeiro lugar, que esteja bem fisicamente, como tem estado. Depois que faça mais uma grande prova [Liga dos Campeões] como fez o ano passado, é importante para a moral», começou por destacar, pouco depois de anunciar a lista de convocados para os próximos jogos da Seleção Nacional, incluindo a Taça das Confederações.

«Tem sido um ano excelente para os treinadores e jogadores portugueses, ainda ontem dei os parabéns ao José [Mourinho]. Aproveito para felicitar todos os treinadores portugueses que foram campeões em vários campeonatos esta época. É um momento de grande felicidade para nós, quando vimos tanto êxito entre os nossos treinadores e jogadores. Cristiano Ronaldo será um jogador fundamental para o jogo com a Letónia», insistiu.

Apesar dos muitos jogos que Cristiano Ronaldo realizou esta temporada, Fernando Santos garante que o jogador do Real Madrid vai estar disponível para o importante jogo de Riga. «Falo com os meus jogadores ao longo do tempo, falo com eles globalmente, tenho essa felicidade de poder partilhar os meus pensamentos e de os ouvir. Espero e desejo é que vença a Liga dos Campeões e que depois ajude Portugal nas conquistas que temos pela frente», contou.

Com a época a terminar, a condição física dos jogadores é uma preocupação latente do selecionador. «Tens sempre alguma preocupação, uns tem muitos jogos, outros têm menos, uns acabaram a época dia 21, outros vão acabar dia 4. Felizmente tenho gente muito competente nessa área da recuperação física. Em Marcoussis essa gestão foi muito bem feita, espero que voltemos a fazer bem essa gestão», comentou.

Além da preocupação que os jogadores cheguem em boa forma física, o selecionador pretende depois devolver os jogadores aos clubes em boas condições. «Vamos dar conhecimento aos clubes daquilo que é o nosso plano e a nossa preparação. Na primeira fase de treinos será em regime de treino livre, para os jogadores conseguirem manter a cabeça fresca. Vamos também proporcionar algum repouso para que os jogadores possam voltar nas melhores condições aos seus clubes», acrescentou.