Hélder Postiga festeja 37 anos esta sexta-feira e a UEFA deu-lhe os «parabéns» com a publicação de um vídeo nas redes sociais em que o antigo internacional marca uma grande penalidade desconcertante à Panenka, há quinze anos, nos quartos de final do Euro 2004.

Um jogo que o antigo avançado do FC Porto e do Sporting guarda, com certeza, bem vivo na sua memória. Recordamos que Portugal entrou nesse jogo, no Estádio da Luz, a perder, depois de Michael Owen abrir o marcador logo aos três minutos. Um resultado que se manteve até sete minutos do final, altura em que Postiga empatou, levando o jogo para prolongamento.

Já na etapa complementar, Rui Costa colocou Portugal em vantagem, mas, cinco minutos depois, Lampard voltou a nivelar o resultado.

Os corações já estavam, assim, a bater mais rápido quando as duas seleções se posicionaram para as grandes penalidades. David Beckham falhou a primeira, mas Rui Costa também desperdiçou, duplicando as doses de adrenalina nas bancadas. Foi por essa altura que Postiga, nesta altura entre o Tottenham e o FC Porto, com apenas 22 anos, quase fez parar os corações de Cristiano Ronaldo, Rui Costa, Deco e companhia, com a tal grande penalidade à Panenka.

Portugal acabaria depois de seguir para as meias-finais, com Ricardo a vestir também o fato de herói, tirando as luvas para defender o pontapé de Vassell antes de ele próprio também bater David James.

Mas é Postiga que hoje faz anos e é o momento de Postiga que hoje recordamos.

Quinze anos depois, aquela grande penalidade continua a arrepiar: