A Seleção Nacional concentra-se na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, em regime livre até dia 28. Isto porque Fernando Santos não poderá contar logo com os 23 convocados e porque o selecionador nacional acredita que com «liberdade» se consegue maior rigor e concentração.

Assim, a primeira semana terá treinos diários ou bidiários, com os jogadores a poderem dormir e fazer as suas refeições consoante a sua vontade, e as restantes semanas até ao Europeu terão alguns dias e noites livres.

«Isso servirá para descomprimir. Vamos procurar que isto funcione com rigor e concentração e acho que não haverá isso se não houver liberdade para eles descomprimirem», esclareceu Fernando Santos, brincando: «Não pode ser todos os dias porque se não se podem cansar muito.»

No entanto, esta decisão acontece também porque os jogadores vão chegar aos poucos: «No dia 23 não vamos ter aqui todos os jogadores, porque vou proporcionar a todos quatro/cinco dias de descanso. Entendi que é muito importante repousarem. Iremos ter 13 e depois os restantes vão chegando à medida que os jogos acabem.»

«Estruturámos o trabalho de forma a retirar de todos a melhor capacidade. A concentração não começa mais tarde porque temos de ter em conta também os que já pararam. Tentámos encontrar uma opção em treino sabendo que vamos contar com uns e depois outros.»

«A questão física é muito importante. No treino o que vamos procurar são as condições físicas dos atletas. Não basta pensar só em questões técnicas ou táticas se não estivermos frescos. É importante estarmos frescos para trabalhar outros aspetos», acrescentou.