Portugal somou apenas dois pontos nos dois primeiros jogos de qualificação para o Euro 2020 e, apesar de já ter garantido o play-off, com a vitória na Liga das Nações, Fernando Santos considera que os próximos dois jogos, com a Sérvia e com a Lituânia, são «determinantes», uma vez que o selecionador tem como objetivo garantir a qualificação direta para a fase final do Campeonato da Europa.

Confira os eleitos de Fernando Santos

«É um pouco há semelhança do que já aconteceu no passado. Depois da derrota com a Suíça, tivemos de vencer todos os jogos para garantir a qualificação direta. Queremos acabar em primeiro lugar do grupo e garantir o apuramento direto. Só o conseguiremos se respeitarmos todos os adversários. Mas temos de vencer estes dois jogos. A questão é claramente essa», começou por destacar em relação aos dois jogos que estão marcados para 7 e 10 de setembro.

O selecionador considera mesmo que, depois de dois empates em casa, é imperativo vencer os próximos jogos fora de casa. «Depois de dois empates, temos de ganhar os dois jogos, não há aqui conversas. Não é determinante, há outras formas, mas se queremos ser primeiros, não tenho nenhuma dúvida em relação a isso. Temos de vencer», reforçou.

Fernando Santos explica chamadas de Carriço e Podence

O primeiro jogo será com a Sérvia. O historial diz que Portugal somou duas vitórias e concedeu três empates, mas o selecionador não dá muito valor às estatísticas e prefere salientar o valor do adversário que soma 4 pontos nos três jogos que já disputou. «As estatísticas, muitas delas, tem não sei quantos anos. Se calharam jogaram connosco há 10 ou 15 anos. Em relação à Sérvia, todos os jogadores jogam nas melhores equipas do Mundo. Jogam em Itália, Espanha, Inglaterra. Isso só por si mostra o valor da Sérvia. Depois como equipa não consegue expressar os seus melhores valores, mas é das seleções que tem melhor nível em ternos individuais», comentou.

Além disso, Fernando Santos lembra que a Sérvia também está obrigada a vencer Portugal. «Neste momento empatou em Portugal e perdeu na Ucrânia, é um jogo decisivo para a Sérvia. Sabemos que influência é que isso tem. Mas depois de dois empates, Portugal tem de ganhar os seus jogos. Esse é o caminho. Mas como dizia o Cristiano Ronaldo, não basta ter talento, é preciso querer. Temos um objetivo, é preciso concretizá-lo. É um jogo de grau de dificuldade elevado, mas vamos fazer tudo para o vencer», destacou.

Depois da Sérvia, Portugal viaja para a Lituânia. «A Lituânia é um adversário diferente, mas temos de ter em conta algumas complexidades. É um campo sintético, por acaso já lá joguei, ganhámos 1-0, mas foi muito difícil, porque a bola salta mais. Não estamos a falar de um adversário com o peso da Sérvia, mas quando joga em casa, todas as equipas sentem dificuldades em jogar lá. São dois jogos de grau de dificuldade elevados, mas temos de nos preparar para ir lá ganhar», insistiu.