João Moutinho foi campeão da Europa de sub-17 há treze anos, em 2003, em Viseu, e espera que o novo título alcançado agora por Portugal na mesma categoria, em Baku, no Azerbaijão, seja um «bom presságio» para as ambições da seleção principal no Euro2016.

Uma oportunidade que poderá ser a última para alguns dos jogadores selecionados por Fernando Santos para esta fase final, mas não para o médio do Monaco. «É esse o nosso objetivo também. Não digo que seja a última oportunidade, não o vejo dessa forma. Não estou pensar retirar-me depois do Campeonato da Europa e, se o mister entender chamar-me depois vou continuar disponível para dar o meu máximo. Não é a última oportunidade, mas é uma oportunidade que queremos agarrar», assumiu.

Quanto ao exemplo dos sub-17 em Baku. «Em 2003 também fui campeão da Europa de sub-17, espero que seja um bom presságio termos sido agora campeões, mas sem perder o foco que temos uma fase de grupos difícil para poder superar e olhar mais à frente», destacou ainda.