Fernando Santos anunciou os convocados para a dupla jornada com Andorra e Suíça e em conferência de imprensa recusou várias vezes falar da «final» com os helvéticos. Como diz o selecionador, primeiro a «meia-final» com Andorra.

«Se saltarmos a etapa não há final, podemos ir todos para casa. Só podemos pensar na Suiça depois de vencer Andorra. Os jogadores não vão ter esse foco, o foco é vencer Andorra. Já fizemos isto neste jogos, e estivemos muito bem, os jogadores abordaram os jogos de forma muito séria.»

«O meu foco é Andorra, estive a visionar Andorra, só depois falarei da Suíça. Agora estou focado em Andorra», sublinhou.

O histórico de Portugal frente a este adversário é muito positivo, mas Fernando Santos não gosta de falar do passado.

«O histórico não conta, é passado. As equipas são diferentes, quer a equipa de Andorra quer a de Portugal. Temos de pensar no apuramento, isso sim. Fomos ver jogos recentes no seu estádio e isso para nós é que é válido. É um jogo difícil, campo pequeno, não é nenhuma desculpa, é só uma constatação porque acho que Portugal vai ganhar e para disputar a final que vem a seguir tem de ganhar a meia-final.»

Para Fernando Santos, este é um adversário semelhante às Ilhas Féroe: «Campo sintético, pequeno, uma equipa sempre perigosa. Ganhou à Hungria, com a Suíça perdeu 2-1, mas os momentos finais foram difíceis para os suíços, é um jogo de grau elevado e estamos focados como se fosse final. Se não tivermos o foco como tivemos nas Ilhas Féroe, num campo parecido e adversário com semelhanças, se não tivermos atenção e cuidado... temos de estar com tudo.»

O desgaste com que os jogadores possam chegar a este jogo, não preocupa o técnico: «Alguns vêm cansados, mas para isso tenho equipa técnica de excelência. Vamos gerir os treinos para que eles cheguem frescos aos confrontos.»