João Cancelo, Mário Rui e João Mário: são estes os jogadores portugueses que alinham em clubes italianos e que podem ser opção para Fernando Santos no jogo deste sábado diante da seleção transalpina.

João Mário, médio do Inter, foi chamado à Seleção pela primeira vez desde o Mundial 2018 e o selecionador nacional justificou a inclusão do jogador em função do momento que atravessa.

«João Mario é um jogador importante na equipa portuguesa. Esteve no apuramento do Campeonato da Europa, foi campeão europeu e tem estado normalmente com a Seleção. Houve um período em que isso não aconteceu, por força da sua não utilização regular na época passada e já nesta época. Mas agora os índices de confiança aumentaram, porque a qualidade mantém-se: é intrínseca.»

Vinculado ao Inter desde 2016, João Mário foi emprestado na segunda metade da época passada e nesta temporada soma apenas dois jogos, realizados a 29 de outubro e a 3 de novembro. Nesta última partida, diante do Genova, João Mário somou um golo e três assistência, e reuniu elogios em Itália. Fernando Santos disse não saber por que razão o internacional português não apresentou, até agora, índices mais regulares. «Não sou capaz de responder a essa questão. Só os treinadores que estiveram com ele aqui é que poderão responder a essa pergunta.»

Na mesma conferência, o selecionador nacional reiterou elogios a Cristiano Ronaldo, ausente da seleção, e remeteu para mais tarde uma resposta acerca do regresso de Cristiano Ronaldo para a fase de apuramento para o Euro 2020.

Depois da chamada de Kevin Rodrigues, Portugal aumentou o número de jogadores para 24. Fernando Santos abordou a condição física de Raphael Guerreiro, que apresenta algumas limitações. «Em princípio irá treinar hoje [sexta-feira]. Foi uma questão de precaução. Nos outros dois dias tinha algum desconforto. Entendemos que era melhor tomar essa precaução. Foi por isso que chamámos o Kevin.»