Fernando Santos fez o raio-x da Ucrânia, seleção que Portugal enfrenta nesta sexta-feira no arranque do apuramento para o Euro 2020.

«É uma equipa com jogadores de grande qualidade técnica, quer ao nível do passe, receção mas também da condução. Tem jogadores muito rápidos. É uma equipa essencialmente de posse, que gosta muito de ter bola e que procura desmanchar adversários através da posse de bola.»

O selecionador nacional comparou os princípios de jogo da congénere orientada pelo ex-avançado Shevchenko aos do Shakhtar, equipa orientada por Paulo Fonseca. «Está muito consolidada nos processos do Shakhtar, que é o grande abastecedor de jogadores da seleção. Muitos dos jogadores que irão estar aqui jogam no Shakhtar com um treinador que conhecemos bem e que tem como matriz essencial a posse de bola e a saída de jogo a partir de trás» observou.

Santos disse esperar dificuldades para a partida que vai ser realizada no Estádio da Luz, mas garantiu que a Seleção Nacional tem capacidade para superar o obstáculo. «Conhecemos muito bem as características da Ucrânia, sabemos as dificuldades que nos vão colocar e estamos preparados para isso. Mas também sabemos muito bem o que temos de fazer e a qualidade que temos. Não tenho dúvidas de que Portugal irá dar uma excelente resposta e que irá vencer», destacou sem ter problemas em assumir o favoritismo para o jogo.

«Não tenho vergonha nenhuma em assumir-me como favorito. Jogo em casa e se não me assumisse, quando é que me assumiria?»

O selecionador nacional não abriu o jogo acerca do esquema tático que utilizar no jogo, mas sublinhou que o regresso de Cristiano Ronaldo não vai alterar as rotinas pós-Mundial da equipa das quinas. «Portugal não vai mudar a forma de jogar. Sempre jogou num 4x4x2 híbrido ou num 4x3x3. Quando foi campeão da Europa jogava assim, talvez num grupo mais organizado em termos clássicos, mas sempre jogou de uma forma mais hibrida e menos clássica. Irão ver qual é a resposta que temos para dar», apontou.