ERMELO - Humberto Coelho anunciou esta manhã (segunda-feira) que vai fazer descansar alguns jogadores no jogo de amanhã frente à Alemanha. 

O seleccionador nacional garantiu que a ambição de vencer o jogo está intacta, mas revelou que nesta altura, com os quartos-de-final e o primeiro lugar no grupo garantidos, é de toda a conveniência introduzir alterações. 

Esta rotatividade também será preconizada por outras selecções. A Itália, por exemplo, vai apresentar ao final da tarde de hoje, no desafio com a Suécia, oito alterações no onze. 

Humberto Coelho não adiantou quem são os jogadores que ficarão de fora. «Só tomarei essa decisão depois do treino de hoje», disse na conferência de imprensa que promoveu no hotel de Ermelo onde a selecção se concentra. 

Zangado 

Este encontro com os jornalistas marcou o primeiro momento de atrito entre o seleccionador e a Comunicação Social desde o início da aventura holandesa. 

Com base numa notícia do jornal Público, na qual foi dito que Costinha só entrou no desafio com a Roménia por Paulo Sousa se ter recusado a fazê-lo tão perto do final do jogo, Humberto Coelho revelou-se «desapontado com algumas notícias que afectam o grupo de trabalho». 

A opinião do treinador, no entanto, não é subscrita por Fernando Couto e Paulo Bento. 

Os dois jogadores compareceram na conferência de imprensa e manifestaram-se satisfeitos pela forma como tem sido mantida a relação entre o grupo e os repórteres. 

Problema na direita 

Secretário e Abel Xavier apresentam problemas físicos e estão em dúvida para o desafio com os alemães (amanhã, 19.45 horas). 

Abel não parece ainda recuperado do problema que o afastou do jogo com a Roménia, enquanto Secretário queixa-se de dores num ombro. 

O treino desta tarde em Roterdão, para ambientação ao relvado da «Banheira», poderá fazer luz sobre a eventual recuperação de algum deles a tempo do desafio. 

Se nenhum jogar, Humberto Coelho tem um problema «bicudo» para resolver na lateral direita da defesa. Costinha pode ser a solução.