A selecção portuguesa já não se livra da comparação com o Brasil. A alusão é recorrente nas crónicas dos «sites» de todo o mundo sobre o Portugal-Turquia. Mesmo quando a exibição não suscita elogios rasgados, como aconteceu hoje. E a coisa já se estendeu aos próprios alvos da comparação. «Uma vitória brasileira com certeza», escreveu o site da Globo na crónica do jogo. 

«Com um jogo sempre ofensivo e de toque de bola, Portugal venceu a Turquia neste sábado por 2-0, com dois golos do atacante Nuno Gomes, do Benfica. Os portugueses, que já começam a ser comparados ao futebol brasileiro, tiveram em Luís Figo, craque do Barcelona e companheiro de Rivaldo, o grande armador das principais jogadas», continua o site brasileiro. 

Houve quem não gostasse do jogo, mas mantivesse a analogia luso-brasileira. «Portugal está nas meias-finais, mas desta vez não foi como ver jogar o Brasil», escreveram os ingleses do FootballUnlimited.  

A CNN, pelo contrário, mantém o fascínio pela equipa... portuguesa. «Figo lidera os Brasileiros da Europa até às meias-finais», escreve o cronista da cadeia americana, que viu ao mesmo tempo uma exibição «de aroma latino».  

Essa é outra das referências recorrentes sobre Portugal. Como esta, no PlanetFootball: «O temperamento latino dos portugueses foi evidente, pelo facto de terem visto quatro jogadores advertidos com cartão em dez minutos.» 

A Gazzeta dello Sport viu uma partida «rocambolesca e nervosa», «condicionada pela expulsão de Alpay e pelo penalty falhado por Arif», mas reconhece o domínio de Portugal no final: «O árbitro pôs fim à matança com os três apitos para o final do jogo.» 

«Todo o Portugal está a sonhar», escreve por sua vez o francês Canalplus, que opta por uma análise elogiosa: «A selecção lusitana, liderada por Luís Felipe Madeira Caeiro «Figo», está prestes a recuperar o tempo perdido. Considerada pelas más linguas como um geração talentosa mas incapaz de se transcender nas grandes ocasiões, a equipa de Humberto Coelho acaba de alinhar quatro vitórias seguidas.» 

Mais adjectivos para Figo 

Figo foi, para a maioria dos cronistas, o melhor jogador em campo. Todos os dias alguém se lembra de um novo adjectivo para definir o número 7 português. «Mastermind», chama-lhe a CNN, enquanto a Gazzetta fica por um mais corriqueiro «Génio». 

Nuno Gomes também está em destaque. «Gomes foi demais para uma Turquia com dez homens», de acordo com o Football365. «High Nuno for Turkey» é o título do Sports.com. A SoccerAge dá notas individuais aos portugueses e Nuno Gomes é o mais cotado, com um 8. Seguem-se Figo, Rui Costa e Dimas, todos com 7. 

Também há quem se surpreenda com a calma em redor do jogo, tendo em conta o passado dos adeptos turcos. A CNN conta, em tom admirado, que os adeptos turcos e portugueses «posaram juntos para as câmaras de televisão, enquanto se espalhava pela cidade um espírito de camaradagem».