O selecionador de sub-19 Emílio Peixe atribuiu o mérito da qualificação para a fase final do Campeonato da Europa, que vai decorrer no próximo verão, na Alemanha, aos jogadores. Portugal garantiu a qualificação depois de bater a Eslovénia (3-1) esta terça-feira, em Vila do Conde, em jogo da terceira jornada da Ronda de Elite.

«Foi um jogo muito difícil para nós. A Eslovénia confirmou que é uma excelente equipa, criou-nos algumas dificuldades no sentido de não nos deixar impor o nosso ritmo de jogo, mas com compromisso, atitude e ambição que foi demonstrada neste jogo, só podia haver um vencedor», começou por destacar o antigo internacional, em declarações reproduzidas no site da FPF.

Euro sub-19: campeã Espanha falha apuramento

Uma vitória difícil, mas que até podia ser mais expressiva. «Podíamos ter feito mais dois/três golos, pena ter sofrido aquele golo na segunda parte, mas é inteiramente justa esta qualificação para a fase final do Euro. Somos a melhor equipa do grupo e os jogadores estão todos de parabéns», prosseguiu o selecionador.

Peixe não se cansou de atribuir o mérito da vitória e da qualificação aos jogadores que participaram nesta campanha. «Mais uma fase final para esta geração. Eles são os grandes obreiros deste objetivo, eles como todos os clubes, treinadores, associações, há muita gente envolvida na ajuda a estes jovens jogadores», destacou.

Há um projeto e um processo de desenvolvimento destes jogadores. Todos querem ganhar, nós não fugimos à regra. Mas mesmo que não tivéssemos atingido esta fase final, estes jogadores não deixariam de ter qualidade e boas perspetivas em termos de futuro porque o compromisso que demonstraram e a qualidade de jogo que demonstraram foi assinalável. Tivemos de sofrer em alguns momentos, mas sabe muito bem ganhar e ganhar custa muito, ganhar custa muito», insistiu ainda Emílio Peixe.