A seleção nacional de sub-19 garantiu na quinta-feira, presença na final do Europeu 2018. Nuno Santos, em declarações prestadas nesta sexta-feira ao site da Federação Portuguesa de Futebol, abordou o apuramento para a final.

«É muito bom estar numa fase final de um Europeu. É o expoente máximo do futebol de formação, se não contarmos com o Mundial no qual também já garantimos a nossa presença», afirmou o jovem de 19 anos, que alinhou 33 minutos na vitória de Portugal diante a Ucrânia por 5-0.

A Itália venceu a França no outro jogo das meias-finais por 2-0, e marcou encontro com a seleção das ‘quinas’ na final do Europeu de sub-19. Sobre a seleção italiana, o avançado alerta para o facto de terem vencido Portugal na fase de grupos, e de terem eliminado a França.

«Acho que a Itália se sente confortável no tipo de jogo que pratica. Não fazem um futebol muito bonito, mas são fiéis aos seus princípios e sabem o que querem a cada momento. E é bom sublinhar que já nos ganharam na fase de grupos e que eliminaram a França nas meias-finais. Não é uma questão de sorte, é uma questão de competência e eficácia», acrescentando que «vai ser um grande jogo, num ambiente em que todos os jogadores sonham estar».

O apoio que se tem sentido em Vaasa não é dos maiores, mas Nuno Santos realça que mesmo assim, a equipa o tem sentido. «Não estão aqui muitos portugueses, mas sabemos que acompanham e estão do nosso lado. No domingo esperamos poder dar uma vitória a todos os nossos familiares, amigos e sobretudo ao nosso país. Era fechar com chave de ouro esta competição», concluiu.

A seleção portuguesa de sub-19 joga a sua quarta final da história do escalão frente à Itália. O pontapé de saída está agendado para as 17:30 horas, no Estádio Seinajoki.