Bernardo Silva, jogador da Seleção Nacional, em declarações à comunicação social na zona mista do Estádio Rei Balduíno, após o nulo com a Bélgica, em jogo de preparação para o Mundial2018:

«Jogámos contra uma equipa muito forte, como se vê pelos nomes dos jogadores e pela forma como jogam. Não digo que esteja entre os favoritos, mas está entre os candidatos, e obviamente que foi um ótimo ensaio. A equipa esteve bem, tirando os primeiros 15/20 minutos.»

«Entrámos mal, não cumprimos aquilo que o treinador queria. Depois ajustámos e os últimos 25 minutos da primeira parte foram bastante positivos. A equipa defendeu bem, que é o mais importante e o que não aconteceu nos últimos jogos. Foi um bom teste para isso. Estamos contentes, a tentar preparar da melhor forma o mUndial para começar bem.»

[sente que foi mais um passo na afirmação como titular?] «Tento sempre fazer o meu trabalho da melhor maneira e tentar jogar o mais possível. Todos querem jogar e eu não sou exceção. Tento ser importante, ajudar a equipa da melhor forma para merecer a confiança do selecionador.»

[é a jogar a partir da direita que se sente melhor?] «É a posição a que estou mais habituado. Tanto no Mónaco como no Manchester City habituei-me a jogar mais encostado para a direita. Embora tenha feito toda a formação no meio, como segundo avançado. Mas hoje em dia diria que a minha posição mais natural é ali na direita.»

[tem sido apontado como uma das figuras da Seleção, depois do Cristiano...acredita que este pode ser o seu Mundial, depois de ter falhado o Euro?] «Espero que sim, espero dar o meu melhor e ajudar a Seleção ao máximo, como todos os jogadores. Espero ser o mais importante possível para a equipa alcançar os seus objetivos.»