Se a seleção não vem ao Porto para comemorar o título de campeã europeia, vai pelo menos Ricardo Quaresma a Vila Nova de Gaia. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente a autarquia, assim terá pensado e convidou o extremo da seleção nacional, «gaiense por adoção» (tem residência no concelho, onde se fixará quando terminar a carreira, segundo palavras do próprio), que esta tarde foi homenageado no edifício dos Paços do Conselho.

A autarquia gaiense criou uma bolsa de formação desportiva, no valor de 20 mil euros anuais (500 euros por aluno) apadrinhada por Quaresma, que é atribuída a alunos com carências socioeconómicas formados em clubes de Vila Nova de Gaia e com bom aproveitamento escolar; além de ter atribuído ao agora campeão Europeu a medalha de mérito desportivo municipal.

«Esta é uma forma singela de o município de Vila Nova de Gaia dizer “obrigado Ricardo Quaresma! Obrigado Seleção!”. Quero agradecer ao Ricardo Quaresma por ter vindo ao Norte do País partilhar com as pessoas desta região a felicidade pela conquista de um título que é de Portugal», disse o presidente da Câmara de Gaia.

Por sua vez, Quaresma, que antes da receção no edifício da Câmara já havia marcado presente numa iniciativa na Escola Básica da Bandeira, onde conviveu com os alunos, na freguesia gaiense de Mafamude, manifestou o seu «enorme orgulho» por ser aclamado por largas centenas de fãs, grande parte deles portistas (a julgar pelas camisolas), que saudou desde a varanda, antes de muitos lotarem o salão nobre da edilidade, referindo-se em seguida à importância de apadrinhar uma bolsa desportiva para crianças carenciadas, uma iniciativa que gostaria de ver repetida em outra autarquias.

«É muito importante que todos os jovens terem oportunidades para realizarem sonhos. Fico feliz por colaborar nesta iniciativa, que se destina a ajudar jovens. No meu tempo não havia este tipo de preocupação», salientou o futebolista.

André Gomes, futebolista do Valência nascido em Vila Nova de Gaia, terá sido convidado pela autarquia para uma homenagem similar, mas não terá podido aceder de imediato ao convite, uma vez que já tinha férias marcadas.