Declarações do selecionador nacional de Portugal, Fernando Santos, à SportTV, após a vitória de Portugal na Sérvia, por 4-2, em jogo de qualificação para o Euro 2020:

«Um jogo animado eu esperava, fui um pouco surpreendido pela postura da Sérvia. Esperava uma Sérvia mais ofensiva, mais atacante, jogava em casa, era um jogo decisivo para a Sérvia. Nada é decisivo matematicamente, mas um empate era bom para a Sérvia. Olhando bem para as contas, nunca disse aos meus jogadores, mas sabíamos que o empate era bom para a Sérvia. Mas não esperava que jogasse deliberadamente para o empate, a procurar o contra-ataque, uma ação em que são muito fortes. Pensava que, à partida, podíamos ter velocidade do Guedes e do Cristiano, mas eles estiveram fechados. Procurámos, mas tivemos dificuldades em encontrar os caminhos. A Sérvia, na sua estratégia, em dois ou três lances, criou alguma complicação, mas Portugal estava por cima do jogo e fez o golo.»

«Disse aos jogadores que estávamos a cometer um erro: sempre que ganhávamos a bola e que a Sérvia se desconjuntava, nós parávamos. Saíamos para o ataque, parávamos, jogávamos para o lado, em posse sistematicamente. Ao intervalo, tentei dizer isso aos jogadores, retificar posicionamento. Sempre que ganhássemos a bola, sermos mais objetivos, do lado esquerdo prioritariamente, porque o lateral já tinha [cartão] amarelo, estava mais limitado.»

LEIA MAIS: todas as notícias da seleção

«Entrámos bem na segunda parte, a gerir o jogo com essa maior velocidade, fizemos o 2-0 e quisemos controlar, achávamos que tinha acabado ali. É responsabilidade nossa, mas os jogadores procuraram. Sofremos de bola parada, raro, mérito do adversário, rapidamente voltámos ao jogo outra vez, terceiro golo de belo efeito e voltámos à mesma situação: com bola, tocar, tocar… Acabámos por perder numa saída proibida e depois fizemos o quarto golo. Cumprimos bem uma parte do jogo, a outra em termos defensivos a 60 por cento do seu habitual. Em termos ofensivos a equipa esteve bem.»

«Sabíamos que a Sérvia, com o empate, jogando o último jogo em casa com a Ucrânia, seria bom. Para a Sérvia foi mais penalizador. Mas nada acabou ainda, para nós o fundamental é ganhar o próximo jogo. Temos de elevar os níveis de concentração para conseguir o que queremos para estar no Euro 2020.»

[Sobre a lesão de Nelson Semedo:] «Está um bocado queixoso, vamos ver.»