Edgaras Jankauskas, antigo avançado lituano, considera que Portugal é o «grande favorito» a vencer na terça-feira a Lituânia, no apuramento para o Euro 2020, embora defenda que os portugueses vão sentir «algumas dificuldades» por causa do relvado sintético em Vilnius.

«Os jogadores portugueses não estão habituados a este tipo de relvado. A bola salta de uma forma diferente, a própria forma de correr é diferente. Por isso, acho que Portugal se vai deparar com algumas dificuldades, sobretudo na parte inicial do jogo, em que se vai ter de adaptar», afirmou o avançado que jogou no Benfica, FC Porto e Belenenses.

Em conversa com os jornalistas em Vílnius, junto ao LFF stadionas, que será o palco do encontro do Grupo B de qualificação para o próximo Europeu, o antigo avançado considerou que existe uma «diferença enorme» entre os jogadores de Portugal e Lituânia.

«Por isso, Portugal é o grande favorito, mas isso não quer dizer que consiga ganhar de uma forma fácil. Sei que os jogadores da Lituânia vão dar o máximo e todos querem fazer algo frente a Portugal», referiu.

Atualmente com 44 anos, Jankauskas foi selecionador da Lituânia em 2016 e 2018 e continua a ser uma das maiores figuras de sempre do futebol do seu país. Prova disso é a fotografia colocada em grande plano na entrada para a sede da federação lituana, que tem as suas instalações montadas precisamente no estádio.

Jankauskas chegou a Portugal em 2001/02 para representar o Benfica, por empréstimo da Real Sociedad, mas foi nas duas épocas seguintes que deu mais nas vistas, ao serviço do FC Porto. O ex-avançado regressou a solo luso em 2007/08, mas acabou por ter uma passagem fugaz pelo Belenenses.