O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se à seleção de sub-17, que se sagrou campeã da Europa, como uma nova «geração de ouro», lembrando também o grande ano das camadas jovens portuguesas.
«Em nome do país todo reconheço e agradeço a vossa vitória. Tem sido tempo de grande prestígio para o futebol português e a vossa geração é uma geração de ouro», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa na receção à equipa comandada por Hélio Sousa no Palácio de Belém, em Lisboa.
O Presidente da República admitiu também que «vibrou com grande alegria» a conquista no «quase fim do mundo» Azerbeijão, sublinhando que «a sorte favorece os audazes».
Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos atletas para controlarem da melhor forma as respetivas carreiras e não se esqueceram de Portugal. «Não se estraguem e não se esqueçam de Portugal. Não se distraiam, não se dispersem nem percam este impulso. Mantenham-se coesos e mantenham o coletivo. Tenham o bom senso de gerirem as vossas carreiras», destacou ainda.
A terminar, o Presidente da Republica referiu que a jovem equipa «já está na história do futebol português, mas que pode ficar ainda mais».
Já o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, lembrou que a seleção de sub-17 foi a primeira a estrear a Cidade do Futebol. «Esta seleção de sub-17 foi a primeira desde sempre a preparar a sua participação num Europeu na Cidade do Futebol, sem ter de andar de lado para lado com a casa às costas», destacou.
Fernando Gomes garantiu ainda que «o troféu conquistado ficará no museu da presidência durante alguns dias para que todos os portugueses possam ver e sentir a dimensão».