Portugal soma dois empates, dois pontos no Euro 2016. Está nesta altura em segundo lugar, atrás da Hungria, que leva quatro pontos e lidera o Grupo F.

É fácil de perceber que apenas uma vitória na última jornada, perante a própria Hungria, permite a Portugal arrumar a questão do apuramento sem mais contas. Nesse caso Portugal pode até, no limite, fechar no primeiro lugar do grupo.

Tudo o que não seja uma vitória complica muito as contas. Aí entra na equação o que for o resultado do outro jogo do grupo, entre Islândia (2 pontos) e Áustria (um). Se Portugal empatar, uma vitória no outro jogo relega a seleção para terceiro. Um empate obriga a recorrer a critérios de desempate em relação à Islândia, para definir quem é segundo. Tendo desvantagem nesse desempate, Portugal ainda pode entrar, com esses três pontos, nas contas dos melhores terceiros. 

Em caso de derrota, Portugal ainda pode acabar em terceiro, num Europeu que apura as quatro melhores equipas nessa posição entre os seis grupos, mas dois pontos dificilmente chegarão para entrar nesse lote. Nesta altura, terminada a segunda jornada do Euro 2016, já há dois terceiros com três pontos, nos grupos B e C. No grupo de Portugal está nos dois, nos outros o terceiro tem um ponto.

Veja aqui as classificações do grupo de Portugal e do Euro 2016