A seleção feminina de sub-17 continua a fazer história no Campeonato da Europa da categoria, que está a decorrer na Bulgária, garantindo esta quarta-feira a qualificação para as meias-finais da competição com uma vitória sobre a Dinamarca (1-0) arrancada em período de compensação. A equipa comandada por José Paisana, que tinha batido a Bulgária na estreia por 3-1, passa a contar com 6 pontos e vai discutir o primeiro lugar do Grupo A com a Espanha na última jornada.

Um jogo que ficou decidido mesmo nos últimos instantes da partida, já depois das duas seleções terem acertado nos postes, num livre marcado por Sofia Silva, assistência de Francisca Nazareth e o remate certeiro de Marta Ferreira a proporcionar a merecida festa das jovens raparigas.

Confira o FILME DO JOGO

José Paisana promoveu apenas duas alterações em relação à equipa que venceu a Bulgária na ronda inaugural, com Francisca Nazareth e Bárbara Lopes a entrarem para o «onze» em detrimento de Maria Alagoa e Marta Ferreira.

O jogo começou equilibrado, mas com um ascendente das portuguesas que se tornou mais evidente no último quarto de hora da primeira parte, com destaque para um remate da benfiquista Lara Pintasilgo ao poste.

Já na segunda parte, a Dinamarca entrou mais forte, depois de promover várias alterações, mas Portugal voltou a rondar o golo, com destaque para um remate da sportinguista Andreia Jacinto a proporcionar grande defesa a Thisgaard. A Dinamarca também podia ter marcado, com destaque para um livre de Bredgaard que também levou a bola à barra.

Já em tempo de compensação, Marta Ferreira marcou o tal golo que descancara as portas das meias-finais. Depois do primeiro golo e da primeira vitória nesta competição, frente à Bulgária, Portugal continua a escrever história frente à Dinamarca.

Portugal já tem lugar garantido na fase a eliminar, enquanto a Dinamarca vai ter de bater a Bulgária e esperar que a Espanha não pontue frente a Portugal na última ronda.

Classificação do Grupo A: Portugal, 6 pontos; Espanha, 4; Dinamarca, 1; Bulgária, 0.

FICHA DO JOGO

Campeonato da Europa feminino sub-17

Estádio Albena

Árbitra: Vera Opeykina (Rússia)

PORTUGAL: Adriana Rocha; Ana Assucena, Maria Miller, Sofia Silva e Alícia Correia; Ana Albuquerque, Francisca Nazareth e Andreia Jacinto; Maria Negrão (Marta Ferreira, 75m), Lara Pintassilgo (Maria Alagoa, 67m) e Lopes.

Não utilizados: Pereira Oliveira, Mariana Malva, Inês Oliveira, Matos, Santana, Luana Marques e Joana Caiado.

Selecionador: José Paisana.

DINAMARCA: Thisgaard; Tranholm, Diaz de Jaffa, Prüsse e Obaze; Bredgaard (Rasmussen, 88m), S. Carstens, Kühl (Lajmiri, 75m), Lundgaard (Faurskov, 75m) e M. Carstens (Frederiksen, 57m); Hornemann (Kramer, 57m).

Não utilizados: Nielsen, Nielsen, Haugaard e Storm.

Selecionador: Kristian Mørch Rasmussen.

Ao intervalo: 0-0.

Disciplina: cartão amarelo a Emilie Prüsse (68m)

Marcadora: Marta Ferreira (90m)

Resultado final: 1-0