Danilo Pereira foi o jogador escolhido para falar aos jornalistas esta sexta-feira, em mais um dia de preparação da seleção para o Euro 2016, durante o qual foi apresentado também o cântico oficial.

Ora o médio do FC Porto falou do desafio que é participar numa fase final de um Europeu e não excluiu a hipótese de jogar como central, à semelhança do que já aconteceu em alguns jogos pelos dragões esta época.

«Sinto-me bem, é uma posição que conheço bem. Tenho as minhas lacunas a jogar a central, como tenho a médio defensivo, mas darei o máximo. Se o selecionador me confiar esse papel, estarei preparado para isso.»

Refira-se de resto que a cruzada de Danilo na posição de central pode começar já neste domingo, no particular frente à Noruega agendado para o Estádio do Dragão: isto porque José Fonte se lesionou, Pepe e Bruno Alves estão ainda ausentes, pelo que sobra apenas , e à partida, Ricardo Carvalho para o lugar.

«Estou sempre preparado para qualquer eventualidade, no caso de o selecionador querer colocar-me no lugar do José Fonte estou pronto. Estou sempre disponível», referiu.

«Estou preparado para o compromisso da seleção e penso que a Noruega, como qualquer um dos nossos rivais, é um bom adversário para começar, um adversário forte. Não subestimando, temos de começar a ganhar.»

Ganhar é, de resto, a palavra chave, num Europeu em que Portugal defronta a Islândia, a Áustria e a Hungria, três seleções menos cotadas mediaticamente...

«Os adversários não são nomes sonantes, pelo histórico, mas são de certeza seleções fortes. Para estarem numa fase final de um Europeu é porque são seleções fortes. Tiveram um trajeto positivo e não podemos subestimar estas equipas.»