Fernando Santos foi homenageado no Fórum de treinadores de Futebol e Futsal, que decorre em Gondomar. Durante a intervenção no debate sobre o Treinador no Contexto das Seleções Nacionais, o selecionador nacional revelou que vai evitar ao máximo realizar jogos de preparação.

«Os jogos de preparação são importantes para os jogadores que terminam a época mais cedo. Mas cada vez mais penso que é melhor não os fazer. Na Madeira, [contra a Suécia], o foco dos meus jogadores era fortíssimo, mas não esteve a 120 por cento, esteve só a 100. Isso deve-se, a meu ver, aos momentos dos clubes. Contra Cabo Verde [derrota por 2-0 em 2015], chamei jogadores que nunca tinham sido chamados. Foi um desastre, porque não tinha cultura de jogos de preparação. Admito que estamos a tentar evitar o mais possível os jogos de preparação», admitiu.

O selecionador nacional abordou ainda a importância de Cristiano Ronaldo na equipa das ‘quinas’. Para o treinador de 62 anos, é impensável não tentar retirar o melhor que o capitão tem para oferecer à Seleção Nacional.

«Tendo o melhor do mundo, seria muito burro se não tirasse partido dele. Ainda que esteja a jogar mal, alguma vez iria tirar o Cristiano Ronaldo?», interrogou Fernando Santos.