Fernando Santos, selecionador nacional, em declarações no final da derrota de Portugal com a Suíça (2-0) no arranque da fase de apuramento para o Mundial 2018:

«Entrámos muito bem no jogo mas deslumbrámo-nos. Fomos pressionantes e não deixámos o meio-campo da equipa suíça funcionar. Fizemos isso muito bem durante 15/20 minutos. Depois houve um certo deslumbramento. O jogo ficou partido, fomos pouco pragmáticos e a Suíça marcou na primeira ocasião que teve.

Depois faltou-nos o resto: fazer faltas quando é necessário. Inexplicavelmente a equipa recuou e perdeu a capacidade de defender bem. Faltou-nos pragmatismo.

Mexidas? É sinal de que não estava contente com o resultado. Deixou de funcionar depois do primeiro golo da Suíça. Sofremos um segundo golo em contra-ataque, estamos numa fase de apuramento e estas coisas não deviam ser assim.

Com dois avançados começámos a jogar com jogadores mais móveis. Procurámos encontrar soluções de golo. Tivemos duas ou três situações e podíamos ter criado mais. Num momento em que Portugal começou a jogar com o coração do que com a cabeça (nos último cinco ou dez minutos), a Suiça começou a aparecer mais com perigo

Tentámos, criámos e penso que se tivéssemos feito um golo podíamos ter dado a volta. Há coisas que temos de modificar.»