Fernando Santos esteve esta segunda-feira em Setúbal, no Forum de Treinadores, onde durante meia hora conversou com Henrique Calisto, numa conversa aberta a todos.

Às tantas o selecionador foi questionado sobre que aspetos físicos podem impossibilitar um jogador de ser chamado ao Euro 2016.

«Se estiver impossibilitado fisicamente, fica de fora. Depois de 30 de maio é proibido trocar jogadores, portanto se estiver fisicamente mal ou em risco, não vou chamá-lo», começou por responder.

«Agora se estiver em melhor ou pior forma... nessa fase não vai haver ninguém em excelente forma.»

Para o selecionador há aspetos mais importantes a ter em conta quando for para fazer a escolha final dos 23 jogadores que vão estar no Campeonato da Europa.

«Vamos em princípio começar a trabalhar dia 23 de maio, pelo que vamos estar 50 e tal dias juntos. São muitos dias. É muito tempo. Para termos os jogadores disponíveis, temos de arranjar uma forma de aliviar a pressão, porque às tantas já não os posso ver, eles já não me podem ver e não podem ver-se uns aos outros», sublinhou.

«Por isso é muito importante conhecer os jogadores e escolher quem lida bem com esta pressão.»

Depois, acrescenta, há os aspetos táticos.

«Por fim é importante equilibrar a equipa, escolher jogadores que te permitam mexer com um jogo durante o próprio jogo ou durante a competição», referiu.

«Pode criticar-se que um jogador em grande forma não vai e vai outro em menos boa forma, mas se calhar esse jogador dá-me mais equilíbrio. Se fosse para um jogo da fase de apuramento, se calhar ia o que está melhor forma. Para uma fase final há outras coisas mais importantes.»