Cristiano Ronaldo anda nas manchetes dos jornais de Madrid, e não é pelas melhores razões: primeiro foi expulso e cumpriu dois jogos de castigo, depois foi festejar em grande o aniversário poucas horas após o Real Madrid ser goleado.
 
Ora tudo isso motivou críticas e perguntas sobre o profissionalismo do português.
 
Fernando Santos, o selecionador nacional, falou esta quarta-feira a propósito do lançamento do jogo particular com Cabo Verde, e aproveitou para defender Ronaldo.
 
«Não acho justo colocar em causa as suas capacidades, claramente não», referiu. «Quando se atinge este nível na vida vai haver sempre estas questões, e sobretudo depois de uma derrota as coisas soam de forma diferente.»
 
«Mas curiosamente tinha estado em Madrid dois dias antes, a ver o jogo com o Sevilha, e sabia que essa festa de anos estava preparada. Era uma festa com uma lista enorme de convidados e estava tudo preparado para que essa festa acontecesse. Por isso não seria normal, apesar de uma derrota pesar muito, que ele fosse desmarcar tudo.»
 
Fernando Santos lembra que «as pessoas são humanas» e que «é preciso distinguir o lado pessoal do lado profissional, porque são coisas distintas».
 
«Ele limitou-se a ir a uma festa que já tinha preparada há muito tempo, uma festa de aniversário com a família, com os amigos e com toda a gente. Isso não tem nada a ver com profissionalismo», acrescentou.
 
«O profissionalismo de Cristiano Ronaldo está à vista de todos em todos os clubes por onde passou e sobretudo no Real Madrid: o Real deve estar muito satisfeito e deve dar graças a Deus pelo jogador que tem e pela sua qualidade.»
 
Pelo caminho questionou-se Fernando Santos se considerava que a polémica podia influenciar o rendimento de Ronaldo, e particularmente no particular com Cabo Verde.
 
A resposta foi lapidar.
 
«Não afeta nada», respondeu o selecionador.
 
«Tenho a certeza que o Cristiano vai responder em campo, que é uma coisa que faz sempre muito bem. A vida de futebolistas tem momentos bons e momentos menos bons e tenho a certeza que o Cristiano Ronaldo vai responder como sempre fez: com golos, com a sua arte e a sua capacidade. Estou seguro que vai estar aqui em plenas condições.»