Fernando Santos já comentou a decisão do TAS, que deu provimento ao recurso e suspendeu o castigo de oito jogos até que a análise do processo esteja terminado.

O selecionador vai por isso poder estar no banco frente à Dinamarca.

«Estou satisfeito, mas isso não me parece o mais importante», referiu. «O importante são os jogadores e o que vão fazer dentro de campo. Nós delineámos uma estratégia, mas quem a vai executar são eles.»

«Sei que estão disponíveis para dar tudo em campo frente a uma equipa muito forte. Sei que os meus jogadores estão empenhados para dar tudo em campo.»

Isso, reiterou, é o que realmente interessa destacar.

«O resto deixa-me satisfeito, mas não é importante. Vamos deixar isso nas mãos dos advogados. É mais importante falar no jogo de amanhã.»

Uma primeira vitória para Portugal, mas para o selecionador o mais importante é mesmo ganhar à Dinamarca. «Portugal só joga amanhã. Espero ter uma vitória para oferecer aos portugueses e ao Justino [treinador de guarda-redes], que faz anos amanhã. Estou convicto de que isso é possível», acrescentou ainda.

«Detesto perder e naturalmente dormi mal»

Relativamente ao jogo propriamente dito, Fernando Santos diz que há um aspeto que lhe dá confiança: a resposta da seleção nacional na derrota com a França.

«É normal que uma equipa que joga pela primeira vez com um treinador novo e com ideias novas, quando sofre um golo num estádio com 80 mil pessoas, abane um bocadinho. O mais importante é a confiança que os jogadores demonstraram», disse.

«A equipa nunca se escondeu, procurou ter bola, sem se deixar ficar surpreendida. Foi importante perceber que os jogadores não tremeram. O jogo veio depois a provar que estávamos certos e que este é o caminho. Agora claro que há coisas a rever.»

«Detesto perder. Obviamente dormi mal. Há alguns detalhes, nos processos defensivos e ofensivos, em que é preciso acertar as peças. Se conseguirmos fazer isso bem, esta equipa tem todas as condições para evoluir bem.»

Esta terça-feira, num jogo que desta vez é a doer, Fernando Santos espera ver alguma dessa evolução, mas espera sobretudo ganhar.

«É um jogo entre duas equipas fortes e, com todo o respeito pela equipa da Dinamarca, estão três pontos em disputa e queremos esses três pontos. Isto não demonstra falta de respeito pela Dinamarca. Mostra é respeito pelas nossas qualidade.»