Marcelo Rebelo de Sousa já tem um amuleto da sorte à espera dele em Kratovo.

Chama-se Lamatee, é um animal imaginário criado na Noruega, onde representa a amizade e o companheirismo. O animal, que é meio homem e meio foca, foi importado porém pelos russos da região de Ramenskoye (município ao qual pertence Kratovo), onde adquiriu características místicas de amuleto da sorte.

Ora uma fábrica de cerâmicas criou um Lamatee especificamente com as cores e o símbolo de Portugal, que esta segunda-feira entregou a um funcionário da embaixada para que este fizesse chegar a Marcelo Rebelo de Sousa, durante a visita do Presidente da República à Rússia, para acompanhar o jogo da Seleção Nacional desta quarta-feira em Moscovo.

A iniciativa partiu da autarca de Ramenskoye, que encomendou o amuleto à fábrica de cerâmica, e diz que serve para dar sorte à Seleção Nacional durante o Mundial 2018. 

A inauguração de uma exposição sobre Portugal em Ramenskoye, aproveitando a presença da comitiva portuguesa na cidade de cerca de 300 mil habitantes, a 50 quilómetros de Moscovo, permitiu dar a conhecer este presente que Marcelo tem à espera dele.

Resta saber se o Lamatee vai trazer mesmo sorte à Seleção.