Aí está o dia tão esperado.

Esta sexta-feira, pelas 19 horas, na turística (e quente) cidade de Sochi, a Seleção Nacional entra em campo para defrontar a favorita Espanha, numa estreia exigente na maior competição de futebol.

«As expetativas são boas e grandes. Penso que é um campeonato muito bem organizado pela Rússia, já merecia ter uma grande competição como esta. Tudo o que temos visto, todas as condições, é tudo excecional», começou por dizer João Moutinho.

«Nós esperamos dar o nosso máximo e alcançar os nossos objetivos.»

João Moutinho falava em conferência de imprensa, perante uma sala lotada de jornalistas que chegavam um pouco de todo o mundo, tendo aproveitado para garantir que os jogadores portugueses estão tranquilos.

«A pressão sentimo-la em todos os jogos por representar o país e por termos milhões de pessoas com os olhos em nós. A pressão existe sempre, quando temos de nos apurar, quando temos de ganhar todos os jogos, quando temos de tentar fazer o nosso melhor», acrescentou.

«A pressão está por isso no máximo, mas é colocada por nós próprios, que estamos aqui a representar um país que adora futebol e que nos apoia com grande coração.»

Pelo caminho, João Moutinho reiterou as palavras de Fernando Santos, que recorrentemente tem dito que Portugal não é favorito, sendo apenas candidato ao título mundial. Os favoritos, adianta, são outros.

«Os favoritos são o Brasil, a Alemanha, a Argentina, a Espanha... Portugal está entre os candidatos, mas é normal que outros sejam os favoritos, por tudo o que já conquistaram e por toda a sua história», disse Moutinho.

«Nós vencemos o Euro 2016, mas isso não nos dá o direito de ser favoritos. Dá-nos o direito sim de fazer o nosso trabalho e de tentar já esta sexta-feira ser superior à Espanha.»