Fernando Santos referiu que a ausência de Cristiano Ronaldo da lista de jogadores convocados para os particulares com a Rússia e com o Luxemburgo não é importante.
 
«Faltam cinco ou seis jogadores, por que falam sempre só do Cristiano Ronaldo? Por que é o capitão? O Ricardo Carvalho já foi capitão, o Tiago já foi capitão, enfim. Este é um momento de gestão e a gestão que decidi fazer foi esta», disse Fernando Santos.
 
«Quem não está, não está. São opções, só. O Cristiano, como toda a gente percebe, é indiscutível, mas falar de quem não está não me parece importante. Importante é falar de quem está, porque são jogadores em quem confiamos.»
 
Fernando Santos carregou, de resto, na tecla do grupo alargado de jogadores que lhe dá garantia, afirmando que quer observá-los a todos.
 
«Tenho um lote de jogadores que não se limita a 23, 24 ou 30. Há um lote alargado de jogadores que conhecemos, aos quais estamos atentos, alguns dos quais ainda são sub-21, e isto não é mais nem menos do que a prova provada que é assim», acrescentou.
 
«Estão aqui estes hoje, podiam estar outros. Acho que sobretudo devemos estar orgulhosos por estar a aparecer uma geração de jogadores que nos dá tranquilidade e que nos faz acreditar que o futuro de Portugal vai ser brilhante.»