O TAS confirmou a redução de castigo de Fernando Santos de oito jogos para quatro, com dois deles na forma de pena suspensão, como tinha avançado o Maisfutebol: só passam a efetivos se Fernando Santos cometer alguma infração no prazo de seis meses.
 
O Tribunal Arbitral do Desporto confirmou também a redução da multa para metade: de vinte mil francos suíços para dez mil.
 
No comunicado tornado público através do site oficial, o tribunal explicou também que reduziu o castigo porque deu por provado que Fernando Santos manteve um comportamento incorreto para com o árbitro do Costa Rica-Grécia, dois oitavos de final do Mundial 2014, mas não conseguiu provar as restantes acusações feitas pelas FIFA.
 
«Ouvidas as partes em audiência e considerada as observações que fizeram por escrito, o Painel confirmou que o Sr. Santos manteve uma conduta imprópria por ocasião da partida, particularmente ter protestado contra o árbitro e levantado dúvidas sobre a sua imparcialidade, mas os outros fatos referidos pela FIFA contra o Sr. Santos não foram suficientemente provado», pode ler-se.
 
«Como consequência, o Painel do TAS considerou que as sanções originais eram excessivas e decidiu reduzi-las, impondo ao Sr. Santos uma suspensão de quatro jogos e uma multa de 10.000 francos suíços, com duas partidas suspensas por um período de estágio de seis meses.»
 
«Assim, o recurso do Sr. Santos é parcialmente procedente. A suspensão da execução pronunciada a 13 de outubro de 2014 é levantada e o Sr. Santos vai começar a cumprir a suspensão no jogo oficial seguinte.»
 
Recorde-se que Fernando Santos beneficiava de uma suspensão do castigo de oito jogos imposto pela FIFA, que lhe foi atribuída pelo mesmo TAS no dia 13 de outubro. A partir de agora, naturalmente, o selecionador nacional está suspenso nos próximos dois jogos oficiais: em casa com a Sérvia e na Arménia.