Quase metade das seleções presentes na fase de qualificação vão estar na fase final do Euro 2016, com o alargamento da fase final para 24 apurados e as mudanças nos critérios de qualificação.

A UEFA, no seu site oficial, explica tudo.

«A fase de qualificação, com recorde de 53 países participantes, consiste em nove grupos de cinco ou seis equipas, que jogam em casa e fora com todos os adversários. Os vencedores de nove agrupamentos, os nove segundos classificados e o melhor terceiro colocado garantem o apuramento directo para a fase final. Os restantes oito terceiros classificados disputam um play-off para determinar os últimos quatro apurados.»

Portanto das 53 seleções presentes na fase de qualificação 23 vão apurar-se para a fase final, juntando-se ao organizador França.

Nesse sentido, e como Portugal está num grupo de cinco equipas, basta ficar à frente de Albânia e Arménia, duas seleções que nunca estiveram numa fase final, para garantir no mínimo o play-off. Qualquer resultado melhor do que esse, bem encaminhado depois das duas vitórias sobre Dinamarca e e Arménia, garante de imediato o apuramento.

No fundo Portugal só precisa de ficar em terceiro num grupo de cinco para disputar no mínimo o play-off.