Cristiano Ronaldo em declarações aos jornalistas na zona mista do Estádio da Luz após o empate com a Sérvia (1-1):

«Sinceramente, acho que a equipa jogou bem. Tivemos bastantes oportunidades de golo, mas infelizmente não as concretizámos. É uma pena jogar em casa e empatar dois jogos, mas saco o lado positivo das coisas: jogámos melhor do que com a Ucrânia, tivemos mais oportunidade, criámos, mas não conseguimos marcar. Mas a equipa fez tudo para ganhar.»

[Sobre o penálti não assinalado por braço na bola de um jogador da Sérvia]

«Há o detalhe do penálti, que era claríssimo e que o árbitro não deu ou não viu. É chato, porque a equipa fez tudo. Jogámos melhor e não me lembro de a Sérvia ter grandes oportunidades: teve o penálti e mais uma mais ou menos. Mas quando a bola não quer entrar, não entra. Na minha opinião, o árbitro deveria dar penálti. Assumiu o erro, tive a oportunidade de falar com ele no túnel e o mister também. Por amor de Deus: o fiscal de linha está a 40 metros, toma a decisão pelo árbitro e isso parece-me um pouco estranho. Mas são situações que acontecem no futebol e que deviam acontecer menos.

VAR? Se há VAR para todas as outras competições, por que não numa qualificação para o Europeu? O árbitro não pode voltar atrás numa decisão e tomar a de um fiscal de linha que está a 40 metros e que não viu o lance.

Mas pronto: há que levantar a cabeça e temos potencial para ir à Sérvia e à Ucrânia sacar pontos.»

[Sobre o facto de ter falado aos jornalistas. Era importante dar a cara neste momento?]

«Sinto que é o momento oportuno para falar. Vocês sabem que não falo muito, mas quando falo tento não esconder nada. Falo o que penso e temos de tirar ilações positivas dos dois jogos. Na minha opinião estamos bem e tenho muita confiança nos nossos jogadores e no nosso treinador.»

[Há potencial numa Seleção em renovação e algumas caras novas?]

«Muito potencial: de presente e de futuro. A esperança é muito grande e os portugueses têm de estar tranquilos.

Vamos fazer tudo para estar no Euro 2020.»