Silvestre Varela quis sair do FC Porto, para experimentar um campeonato estrangeiro, mas as coisas acabaram por não lhe correr muito bem: na liga inglesa quase não jogou, mudou-se a meio do ano para Itália, para o Parma, que rapidamente foi despromovido.
 
«Via que era difícil voltar à seleção pelo que me aconteceu nos últimos tempos, mas pelo que fiz em Itália acho que foi uma chamada justa», referiu.
 
«Estive bastante tempo lesionado no início da época, custou-me um pouco a voltar a jogar, mas os últimos quatro meses foram muito bons.»
 
«Coletivamente foi difícil. Não sabia da situação do Parma, fui apanhado de surpresa, é uma situação lamentável e que espero que não volte a acontecer.»
 
Questionado sobre por que não voltou à seleção mais cedo, ele que foi convocado pela primeira vez esta temporada, Varela não procurou culpados: diz que é normal.
 
«Não acho que não tenha vindo à seleção por culpa de alguém. Foi pela forma como as coisas aconteceram», sublinhou.
 
«Mas acabei a época bem e a prova disso é que fui chamado para a seleção. Estou muito feliz por voltar a ser opção e espero poder ajudar Portugal. Trabalho sempre com o objetivo de ajudar o clube e poder ajudar a seleção, trabalho com o máximo profissionalismo e esta chamada acaba por ser o reconhecimento pelo que fiz durante toda a época.»