Depois de ter crescido a jogar futebol na rua, o internacional português Janio Bikel, de 19 anos, sonha com o Mundial sub-20 da Nova Zelândia, agora que já conseguiu concretizar o sonho de se afirmar no Heerenveen, clube holandês da primeira divisão.
 
«No outro dia conquistei a titularidade no meu clube. Aproveitei a lesão de um colega e deram-me uma oportunidade. Na semana seguinte estava a jogar contra o Ajax, o maior clube holandês. O treinador Hélio Sousa deu-me mais uma oportunidade que também quero agarrar com as duas mãos», explicou o médio, nascido na Guiné Bissau, em declarações ao site da FPF.
 
«Em Bissau jogava na Academia mas em Portugal nunca passei pelos escalões de formação de equipa nenhuma. Aos 15 anos fui fazer teste a um clube espanhol mas acabou por não se concretizar essa oportunidade. Para não perder a forma jogava na rua em Massamá», contou.
 
«Um ano e meio mais tarde, o meu agente apresentou-me ao Herenveen e fiquei no clube. Depois a Seleção sub-19 e o Treinador Hélio Sousa chamaram-me para jogar o Torneio da Hungria e eu fui e tive as minhas primeiras três internacionalizações» , explica o jovem, que viveu a morte da mãe nas vésperas do torneio.
 
Uma lesão impediu a sua presença nas seleções nacionais e no Europeu sub-19 da Hungria, e só regressou agora. «De certa maneira esperava que me chamassem de novo. Estou a fazer uma boa época num clube de topo da Holanda. Quero muito ir à Nova Zelândia. Quero agarrar mais esta oportunidade».
 
A Seleção Nacional sub-20 disputa o Campeonato do Mundo da Nova Zelândia, entre os dias 30 de maio e 20 de junho. Portugal enfrentará as seleções do Senegal, Qatar e Colômbia.