O lateral direito do FC Porto, Fernando Fonseca, foi o eleito para falar aos jornalistas em vésperas da comitiva liderada por Rui Jorge realizar o último treino em Inowroclaw. Recorde-se que Portugal vai ainda esta quinta-feira seguir para Bydgoszcz, local onde se irá defrontar a Sérvia este sábado.

«É o meu primeiro Europeu e estou muito feliz por aqui estar. Não estava nada à espera de ser chamado, mas trabalhei muito para conseguir aqui chegar. Quero ajudar este grupo a chegar o mais longe possível», começou por referir, justificando a surpresa pela chamada.

«Por ser um espaço em que existem muitos jogadores a jogar nas equipas principais e por haver muito talento. E como não sou desta geração em termos de idade, significa muito estar aqui. Resta-me agradecer ao mister Rui Jorge», reforçou.

Na última participação num Campeonato da Europa de Sub-21, a seleção das «quinas» perdeu a final nas grandes penalidades frente à Suécia. Para repetir a façanha, Fernando Fonseca enumerou os pontos fortes da Seleção Nacional aos quais o grupo tem que se agarrar para vencer esta competição.

«Os pontos fortes desta seleção são o carácter, a união e o respeito que temos uns pelos outros. Para além disso, temos um grande sentido de entreajuda. Os portugueses podem esperar tudo de nós. Vamos pensar jogo após jogo e em cada jogo vamos pensar só na vitória», destacou.

O lateral dos dragões salientou ainda a boa relação que mantém com João Cancelo, concorrente por uma vaga no lado direito da defesa da Seleção Nacional.

«O João Cancelo é um exemplo para mim. É uma referência e todos os dias aprendo com ele. Somos parceiros dentro de campo, partilhamos o quarto e conversamos muito», contou.

Por último, Fernando Fonseca foi convidado pelos jornalistas presentes a descrever-se como jogador.

«Para mim o Fernando é um jogador com garra, que se entrega ao jogo com paixão e dedicação. Dá tudo pelo colega de equipa e de mim, podem esperar tudo e mais alguma coisa. Luto até ao fim, independentemente do que estiver a acontecer durante o jogo», afirmou.

No espaço de um ano, Fernando Fonseca participou nos Jogos Olímpicos, venceu a Internacional Cup com o FC Porto e estreou-se na equipa principal dos azuis e brancos.