Responsável pelos sub-21 portugueses, Rui Jorge admitiu que a equipa que orienta tem qualidade, mas que para chegar a uma fase final do Europeu «é preciso merecer».

Por outras palavras, o selecionador afirmou que tem de haver uma demonstração de forças em campo e é isso que Portugal tem de fazer perante a Polónia, que defronta no play-off de qualificação para a prova.

«Seria importante para estes jogadores estarem uma fase final, mas para lá estar é necessário merecer e, nesta altura, ainda não conseguimos estar lá presentes», começou por responder, em conferência de imprensa na Cidade do Futebol.

«É fácil falar em qualidade e geração, mas temos de o provar, tivemos uma equipa que teve mais pontos no grupo que é a Roménia e, portanto, mais do que falar da nossa qualidade, temos de demonstrá-la», reiterou.

Rui Jorge apontou depois que a equipa «tem e deve ser mais consistente» e, sublinhou, «tem mais dois jogos em que deve prová-lo».

Ainda assim, o selecionador acha expectável que a seleção de sub-21 apresente «a qualidade habitual dos nossos jogadores e uma organização que permita exponenciar essa qualidade» frente à Polónia.

Rui Jorge debruçou-se também sobre o rival que considerou uma «equipa bastante sólida, que não perdeu nenhum jogo de qualificação, tem preferência por defender mais baixo, mas não deixa de ser perigosa em contra-ataque, marcou dez golos e é muito perigosa em ataque rápido».

Outro ponto a reter é o facto de a Polónia ser «forte nas bolas paradas».