O Turismo de Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vão investir 320 mil euros até 2018 em ações de promoção do país, com a primeira iniciativa marcada para a Taça das Confederações, anunciaram as duas entidades.

A prova, em que Portugal participa na qualidade de campeão europeu, decorre entre sábado e 2 de julho, durante a qual as duas entidades vão dinamizar uma campanha digital e ainda várias ações junto de operadores turísticos russos, para «aumentar a notoriedade e reforçar a afinidade com o destino Portugal», aponta um comunicado conjunto das duas instituições.

O objetivo da campanha é «estimular o interesse junto dos turistas estrangeiros para conhecerem o país dos campeões europeus», destaca o documento, que elenca ainda a presença da campanha nas feiras internacionais em que o Turismo de Portugal participa e durante a fase de preparação dos compromissos da seleção portuguesa durante a caminhada para o Mundial2018, a disputar em solo russo.

A medida, inscrita no programa Estratégia Turismo 2027, aproveita o título luso no Euro2016, disputado em França no verão do ano passado, para promover o país através de um desporto «que ultrapassa fronteiras, raças ou credos», bem como a «presença além fronteiras» da seleção portuguesa, explicou o presidente do Turismo de Portugal.

Luís Araújo espera que a iniciativa «Can’t Skip Portugal» possa «elevar a fasquia, levando o nome de Portugal ainda mais longe». «Porque juntos somos mais fortes, esta parceria, que queremos que seja duradoura, contribuirá para aumentar a nossa notoriedade nos mercados internacionais», acrescentou.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, preferiu destacar uma «parceria global» que elevará «o nome de Portugal ainda mais alto e mais longe», reforçando a missão da seleção de «representar e dignificar» o país.

«A união de forças com o Turismo de Portugal permitirá acentuar a FPF e as seleções nacionais como marca global; acentuará a visibilidade de Portugal num contexto internacional, abrirá novos mercados turísticos, criará mais emprego e mais riqueza para o país que defendemos», acrescentou o dirigente, que realçou a «sinergia de forças» entre as duas instituições.

Araújo elogiou ainda a seleção campeã europeia, uma «embaixadora de exceção» e «promotora ímpar» que se transforma «num motivo de grande orgulho onde quer que se exiba», enquanto Gomes manifestou a «satisfação e honra» de celebrar um acordo que, disse, estava previsto no seu programa eleitoral.