Mais habituado a jogar na posição mais recuada do meio-campo, William Carvalho recebeu de Fernando Santos uma tarefa diferente nos jogos com a Croácia e a Itália, onde surgiu mais adiantado no terreno.

«É mais oito do que seis. Acho que o Wiliam pode jogar em qualquer lugar. É um jogador com uma tremenda qualidade e capacidade. No início da carreira jogou nesta posição mas há muito tempo que não joga. O posicionamento de corpo às vezes ainda não é o mais correto. Isso aconteceu nesta noite mais na primeira parte e obrigou-o a jogar muitas vezes para trás. Chamei-o à atenção para isso ao intervalo», disse o selecionador nacional na conferência de imprensa de análise ao triunfo sobre a Itália por 1-0 no Estádio da Luz.

Fernando Santos deixou depois elogios ao médio do Betis, referindo que tem características que podem ser ainda mais potenciadas. «Sempre que ele avançar no campo com a bola dominada, vai ser um perigo para os adversários, porque não é fácil dominar o William quando ele avança. É muito possante e tem boa leitura. Quando ele assimilar isso bem, pode ser um jogador perigoso, porque entra também com alguma facilidade na área do adversário. É um jogador que tem essas características, mas ainda há coisas a melhorar. Ainda há muito trabalho para fazer.»