A Escola Frei Heitor Pinto, onde estudou José Sócrates, está a ter um papel primordial no estágio da Selecção Nacional na Covilhã. Cinco alunos deste estabelecimento de ensino têm treinado às ordens de Carlos Queiroz, de forma a compor um grupo de trabalho depauperado pelas muitas ausências.

O Maisfutebol falou com o director Aníbal Mendes, antigo colega de turma de Sócrates, para perceber as implicações que as faltas às aulas poderão ter nos cinco estudantes. «Os professores e o director de turma adoptaram estratégias de forma a permitir que nenhum deles seja prejudicado», assegurou.

Selecção: lado a lado com o passado de Sócrates

«Estamos orgulhosos por tê-los a treinar com a selecção. Para a nossa escola é perfeito. Temos um curso tecnológico de desporto e fazemos várias visitas de estudo às academias dos maiores clubes portugueses. Também por isso é óptimo ter alguns alunos nossos nessas circunstâncias.»

Para que não haja qualquer dúvida, Aníbal Mendes garante que a escola onde estudou José Sócrates «está com a selecção». «Ter na Covilhã a equipa de Portugal foi uma agradável surpresa. Inicialmente tivemos algum receio, pois não sabíamos as consequências que isso iria acarretar nos nossos alunos. Mas tem sido tudo muito positivo.»

Esta escola tem uma relação muito próxima com o desporto e já deu alguns nomes às selecções mais jovens de Portugal. O mais conhecido é Nuno Coelho, que passou pelo F.C. Porto e está agora na Académica.