Luiz Felipe Scolari, seleccionador nacional, procedeu a uma autêntica «revolução» na convocatória da selecção nacional para o jogo com o Cazaquistão, a 15 de Novembro, em Coimbra, a contar para a fase de qualificação do Euro-2008.
O técnico promoveu quatro estreias absolutas (o guarda-redes Daniel Fernandes, do PAOK, os defesas Nelson e Tonel e ainda o médio Raul Meireles), consagrou a recuperação de Jorge Andrade, que volta depois de sete meses de lesão e voltou a apostar em Ricardo Quaresma, João Moutinho e Carlos Martins, que não tinham integrado as opções. O central do PSV Manuel da Costa foi também chamado novamente, depois de uma convocatória «experimental» na preparação dos jogos com Azerbaijão e Polónia.
Em relação à última convocatória saíram Fernando Meira (Estugarda), José António (Borussia Moenchengladbach), Caneira (Sporting), Nuno Valente (Everton), Ricardo Rocha (Benfica), Petit (Benfica), Maniche (At. Madrid), Costinha (At. Madrid), Hugo Almeida (Werder Bremen) e Nani (Sporting). Petit, Caneira e Fernando Meira são os únicos indisponíveis por lesão, já que os restantes foram preteridos por opção.
Lista de convocados
Guarda-redes: Quim (Benfica), Ricardo (Sporting) e Daniel Fernandes (PAOK)
Defesas: Miguel (Valência), Nélson (Benfica), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea), Jorge Andrade (Deportivo), Manuel da Costa (PSV Eindhoven) e Tonel (Sporting).
Médios: Raul Meireles (FC Porto), Tiago (Lyon), Deco (Barcelona), Carlos Martins e João Moutinho (Sporting).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United), Simão e Nuno Gomes (Benfica) e Ricardo Quaresma e Hélder Postiga (FC Porto).