A Selecção Nacional já está na África do Sul. A comitiva portuguesa aterrou em Joanesburgo às 9h10 [hora portuguesa]. Ou seja, dentro do prazo previsto.

Veja o vídeo

À sua espera tinha fortes medidas de segurança, já que existe polícia de intervenção desde a pista até ao autocarro. Do lado de fora do aeroporto estão muitos adeptos, que lançam palavras de incentivo. Ouvem-se ainda as «inevitáveis» vuvuzelas.

Queiroz falou no avião

Apesar de ter passado a noite em viagem, o chefe da comitiva, Amândio Carvalho, mostra-se optimista: «Estamos prontos. Hoje eles já vão treinar, o que é sinal de que está tudo bem e de que estão preparados para «comer a relva», como se costuma dizer. O que pretendemos, para já, é passar a primeira fase. A partir daí tudo dependerá das equipas que encontrarmos e também da sorte, evidentemente. Mas as nossas ambições mantêm-se intactas.»

Agora o autocarro da equipa [«Um sonho, uma ambição... Portugal campeão»], segue para Magaliesburgo, onde Portugal ficará instalado.

Existe a informação de que já está um elevado número de adeptos junto à unidade hoteleira que vai receber a Selecção.

Está, portanto, tudo pronto para arrancar mais uma fase na caminhada da equipa no Mundial. Portugal faz parte do Grupo G, onde também estão o Brasil, a Costa do Marfim e a Coreia do Norte.

[artigo actualizado]