Octávio Machado, antigo internacional português, acedeu com prontidão à escolha da selecção das selecções do Maisfutebol. Como antigo jogador, foi com a camisola do F.C. Porto e do Vitória de Setúbal que ganhou notoriedade. Aliás, foi com essas camisolas que foi chamado à Selecção Nacional.
Estreou-se na equipa a 21 de Novembro, no apuramento para o Europeu de 1972, frente à Bélgica, jogo que acabou empatado a uma bola. Precisamente o mesmo resultado com que despediu da selecção das quinas, em 1977. A 29 de Outubro desse ano, Octávio Machado entrou em campo para o Polónia-Portugal, de apuramento para o Mundial de 1978, realizado na Argentina.
Nesta selecção, Octávio Machado olhou para as opções Luís Figo, Rui Costa e Eusébio como sendo «sem discussão», mas vacilou em algumas. «O Damas...os guarda-redes evoluíram muito. Hoje em dia são comparativamente melhores do que no passado.»
«Gostava de ter uma selecção com mais jogadores», lamentou. «Há jogadores que têm de ficar de fora, como o Gomes, que foi bi-bota de ouro. Há jogadores que marcaram uma época, um período muito bom do futebol português. É pena que só caibam onze», disse. «Podia fazer-se três ou quatro selecções à vontade. São jogadores que marcaram o futebol português e as equipas onde jogaram.»
A Selecção de Octávio Machado:
Vítor Baia; João Pinto, Humberto Coelho, Fernando Couto, Hilário; Luís Figo, Jaime Graça, Rui Costa, Futre; Eusébio e Jordão