Muitos golos, um Danny inspirado, um Deco em grande nível e uma banda sonora com ritmos africanos marcaram o último treino da Selecção em território Nacional, no campo do Real Massamá, antes da partida para a África do Sul prevista para esta noite. O treino era para ser fechado mas, tal como na véspera, Carlos Queiroz permitiu que as portas se abrissem e as bancadas foram ganhando vida ao longo da manhã com muito entusiasmo, música e aplausos.

Dos 23 notou-se apenas a ausência de Nani que ficou a trabalhar no ginásio no hotel, embora Beto tenha-se apresentado com algumas limitações e acabou por abandonar o treino mais cedo com queixas na zona abdominal. A Selecção Nacional começou a aquecer com as bancadas vazias, mas pouco depois do início da sessão, os portões foram abertos para gáudio de cerca de duas centenas de adeptos que aguardavam no exterior para ver os craques. A notícia de que o treino era aberto correu célere e, com a feira de Monte Abraão ali ao lado, a assistência foi crescendo a olhos vistos. Ao som das muitas vuvuzelas, juntou-se um grupo de jovens com tambores que trouxeram ritmo ao treino da selecção.

Com as bancadas bem animadas, Carlos Queiroz constituiu três grupos de seis jogadores, deixando Pepe no papel de «Joker», para uma série de exercícios, sempre com a bola a rolar. Numa primeira fase, um dos grupos atacava, o outro defendia, enquanto o terceiro aguardava, num sistema de rotatividade e com Pepe sempre a apoiar a equipa que atacava. Um exercício que permitiu muitos golos, com Danny em especial destaque, constituindo uma dupla temível com Deco, num dos grupos. Ricardo Carvalho também esteve em destaque, com duas bolas nos ferros.

A sessão prolongou-se por hora e meia, sempre acompanhada pela interessante banda sonora das bancadas e acabou com uma chuva de aplausos. Uma boa dose de motivação antes da partida para o palco do Mundial.