O empate da Seleção Nacional esta sexta-feira frente à Ucrânia, que iniciou a caminhada para o Europeu de 2020, acentuou um registo negativo na história da equipa das quinas: há mais de 20 anos que Portugal não vence o primeiro jogo da qualificação para o Euro.

A última vez que tal aconteceu remonta ao ano de 1998, quando o conjunto luso começou a qualificação para o Europeu que se viria a disputar na Bélgica e na Holanda dois mais tarde a ganhar.

Em setembro de 98, a então equipa orientada por Humberto Coelho foi à Hungria vencer por 3-1 – dois golos de Sá Pinto e um de Rui Costa – e entrar com o pé direito numa caminhada que só parou nas meias finais da fase final, ante a França.

De lá para cá, triunfos a abrir, nem vê-los.

No Euro 2004 Portugal não disputou a fase de qualificação, uma vez que foi o anfitrião da competição, mas em 2006 iniciou a caminhada para o de 2008 com um empate na Finlândia, a uma bola, com Nuno Gomes a apontar o tento que resgatou um ponto à equipa das quinas.

Quatro anos mais tarde, em 2010, houve chuva de golos em Guimarães, com a Seleção Nacional a empatar a quatro bolas na receção ao Chipre, com os golos lusos a serem apontados por Hugo Almeida, Raúl Meireles, Danny e Manuel Fernandes.

De resto, a turma na altura orientada por Paulo Bento só confirmou a presença no Euro da Polónia e da Áustria no play-off, batendo a Bósnia e Herzegovina.

Em 2014, depois de um Mundial bastante aquém das expectativas, Portugal já apontava baterias para o Euro 2016 – que todos os portugueses bem sabem como acabou –, mas o arranque da caminhada não foi famoso, já que a formação nacional foi derrotada em casa pela Albânia, por 1-0.

Agora, volvidos mais de quatro anos, Portugal voltou a tropeçar no início de uma fase de qualificação de um Europeu de futebol, e acentuou um registo que já dura há mais de 20 anos. É caso para dizer: «Há coisas que nem Paris consegue mudar.»