Declarações do selecionador nacional, Fernando Santos, na conferência de imprensa após o empate ante a Ucrânia (0-0), em jogo da 1.ª jornada da fase de qualificação para o Euro 2020:

[Disse que faltou jogo interior, o Bernardo Silva pode jogar a «10» no futuro?] «Quem viu o jogo percebe claramente que tínhamos planeado que o Bernardo [Silva] potenciasse o jogo interior. A questão é que não jogamos sozinhos, o adversário colocou muita gente no jogo interior para contrariar isso, é perfeitamente normal, ele [Bernardo] tentou. Faltou-nos um bocadinho de um contra um e há que dar mérito ao adversário, os nossos jogadores são humanos como os outros.»

«As equipas que jogam com Portugal apresentam-se com estas características [defensivas], mas também têm a capacidade de ter bola, esse é um aspeto em que nos tínhamos focado durante a semana, na transição ataque-defesa sermos mais rápidos na pressão, sempre que conseguimos fazer isso criámos perigo. Essa é uma das formas que temos de melhorar, a nossa capacidade de pressão ataque-defesa, para recuperar a bola em zonas altas. E agora preparar bem o jogo com a Sérvia, que tem estas características [semelhantes à Ucrânia].»