A Federação Iraniana de Futebol suspendeu esta sexta-feira todas as relações com a homóloga grega após um jogo particular entre as duas seleções ter sido cancelado por tensões políticas entre os dois países.

O Irão, adversário de Portugal na fase de grupos do Mundial 2018, informou, em comunicado, através da federação, que o cancelamento do jogo causou «sérios danos» à preparação dos jogadores.

Até que a FIFA emita uma «resposta a estes acontecimentos», a federação iraniana mantem o corte de relações. Por outro lado, Irão agradeceu à federação turca «o profissionalismo e comprometimento», já que o Irão-Grécia ir-se-ia disputar na cidade de Istambul.

A Federação iraniana vai ainda reclamar de forma legal, junto da FIFA, compensação financeira aos seus jogadores.

O Irão-Grécia estava marcado para este sábado, em Istambul. Após o afastamento da Grécia, a seleção do Kosovo iria a jogo, mas o embate também foi cancelado.

A Grécia ainda sugeriu a capital Atenas ou a cidade grega de Xanthi como alternativas a Istambul. Isto dadas as tensões entre gregos e turcos, após dois soldados helénicos terem sido presos em março, por forças policiais turcas, na fronteira entre os dois países.

Recorde-se que, além de Irão, Marrocos e Espanha são os adversários de Portugal no grupo B do Mundial 2018.