Do Estádio do Bessa para o Olival, a seleção principal do Brasil realizou, esta terça-feira, o segundo dia de trabalhos em solo luso, tendo em vista o jogo particular no Panamá, no Estádio do Dragão, marcado para o próximo sábado.

Um dia após ter realizado apenas corrida e alguns exercícios com bola, o lateral-esquerdo do FC Porto, Alex Telles, treinou em pleno com os restantes 24 colegas, pelo menos na meia hora aberta à comunicação social da sessão desta tarde. Um grupo que teve também o outro jogador do FC Porto convocado, Éder Militão.

Os trabalhos a sério tiveram início um pouco após a hora indicada, as 16 horas. Inicialmente, um grupo reduzido de dez elementos subiu ao relvado e trocou a bola num círculo: Miranda, Fabinho, Allan, Paquetá, Neres, Arthur, Firmino, Richarlison, bem como jovens Lucas Santos e Glauber, respetivamente sub-20 do Vasco da Gama e do Botafogo.

Mais tarde, além de Telles e Militão, surgiram Gabriel Jesus, Thiago Silva, Marquinhos, Casemiro, Felipe Anderson, Everton, Danilo, Coutinho, Fágner e Alex Sandro.

Com o grupo completo, Tite dividiu os 22 jogadores de campo em quatro grupos de cinco a seis elementos cada, com treino de passe e remate a mini balizas, durante cerca de 25 minutos.

Depois, grupo em duas metades para o resto dos trabalhos, antes do final da parte aberta do apronto. Metade rumou a uma baliza para treinar cantos, enquanto a outra parte – com Telles e Militão – preparava-se para situação de jogo em meio campo, com manequins como obstáculos.

Baliza com treino específico

Quanto ao trio de guarda-redes, Alisson subiu ao relvado do Olival praticamente à hora certa, seguido, dez minutos depois, por Ederson e Weverton. O primeiro ainda alinhou no círculo com bola realizado nos primeiros minutos, juntando-se depois à baliza numa das extremidades, para testes com remates e livres à entrada da área.

Ao contrário do treino de segunda-feira, não houve o quarteto do FC Porto presente. Recorde-se que Levi Faustino, Afonso Sousa, Gonçalo Borges e Pedro Justiniano tinham sido chamados para compensar as ausências.

Depois do jogo com o Panamá, o Brasil defronta a República Checa em Praga, na terça-feira, dia 26. O português João Pinheiro foi, esta terça-feira, designado como árbitro do encontro entre brasileiros e panamianos.

Recorde-se que o elenco de Tite já sofreu três alterações: Alex Telles, Fágner e Neres substituíram, respetivamente, Filipe Luís, Daniel Alves e Vinícius Júnior.