O FC Porto recebe no encerramento da 15.ª jornada o Marítimo e na antevisão do jogo, esta tarde, no centro de estágios do Olival, Sérgio Conceição salientou as qualidades sobretudo defensivas do adversário, que tem neste momento apenas dez golos sofridos e é a quarta melhor defesa do campeonato, atrás apenas dos três grandes.

«O Marítimo é uma equipa difícil. Só tem mais um golo sofrido do que Benfica e Sporting, por exemplo. Mas é mais do que isso, é um adversário complicado. Temos de assumir a responsabilidade do jogo. Temos o objetivo de fechar o ano na liderança do campeonato e somarmos mais três pontos. Preparamos a nossa equipa para vários cenários. A organização defensiva do Marítimo é forte, pelo que temos de ser uma equipa equilibrada, forte com bola, a recuperar e com muita circulação. Só assim podemos desmontar o bloco mais baixo do Marítimo, que é a quarta defesa menos batida do campeonato. Nesse processo ofensivo temos de ter a capacidade de saber o que podemos fazer para provocar desequilíbrios no adversário. Este jogo depende muito de nós, do que possamos fazer», afirmou o técnico do FC Porto.

Conceição destaca o papel de Daniel Ramos, destacando a inteligência do seu colega de profissão por saber gerir as limitações da sua equipa. «O Marítimo está habituado a ter menos posse de bola. Isso demonstra inteligência da parte do Daniel, que sabe jogar com o que tem à disposição. Depois, de acordo com as características dos jogadores, ele tenta montar da melhor forma uma equipa que tenha por base não perder. Esse é o primeiro passo para conquistar pontos. No caso do Marítimo, essa estratégia permite-lhe lutar por chegar à Europa. Eu pensava exatamente da mesma forma quando treinei outras equipas que não tinham a dimensão do FC Porto.»